Como o ITP pode fazer o seu e-commerce faturar mais? Para você entender como esse método de pagamento pode ajudar o seu negócio, preparamos este artigo que explica como funciona essa tecnologia.
Atualmente, para se fazer uma compra ou transferência financeira, é necessário utilizar algum método online de pagamento para que seja possível concluir a operação. Geralmente, o cartão de crédito e o Pix são as modalidades mais usadas pelos consumidores.
Para trazer mais praticidade e facilitar a conclusão das etapas de compra, uma nova forma de pagamento foi criada pelo Banco Central. Trata-se do Iniciador de Transação de Pagamento (ITP).
Portanto, a partir de agora com o ITP, é possível fazer todo o processo de pagamento de um produto ou serviço prestado em poucas etapas. Com isso, o seu e-commerce pode oferecer mais praticidade na relação de compra e venda que ocorre entre clientes e estabelecimentos comerciais.
A inovação pretende modernizar e ampliar as opções dos serviços financeiros disponíveis, pois oferece maior flexibilidade para os consumidores pagarem suas compras online.
O que é o ITP?
O Iniciador de Transação de Pagamento (ITP) é um método seguro e uma solução inovadora criada pelo Banco Central, que oferece os recursos e a tecnologia do Pix para que você possa gerenciar as vendas do seu negócio de forma muito mais eficiente e prática.
De acordo com a Resolução Conjunta do Banco Central n. 1 de 04/05/2020, o ITP é uma solução que permite ao usuário final realizar os pagamentos sem ter que acessar o aplicativo da instituição financeira em que possui conta. Portanto, podemos dizer que o ITP , permite que o consumidor autorize com total segurança, operações de pagamento diretamente da sua própria conta para a conta do credor, sem a necessidade da presença de intermediários nos processos que envolvem as transações.
Sistema Open Finance e o ITP
Essa nova opção para realizar compras online e transações financeiras, o ITP, faz parte da evolução do Sistema de Pagamentos do Brasil. Ou seja, a partir do Open Finance é possível obter autorização expressa, mediante ao consentimento do usuário para o compartilhamento dos seus dados de forma prática e segura, podendo envolver todos os segmentos comerciais do mercado.
Trata-se de um sistema bancário aberto desenvolvido para descentralizar as informações financeiras de grandes operadoras, como, por exemplo, os tradicionais bancos, além de permitir que o cliente possa escolher a solução ou o método de pagamento mais adequado e que pretende utilizar em suas compras e transações financeiras online, mantendo assim o total controle de seus próprios dados.
Autorização para atuar com o ITP
O Banco Central determina que para atuar como instituição de pagamento e se tornar uma prestadora de serviços que utiliza o ITP, é preciso requerer, antecipadamente, a sua autorização de funcionamento para que possa também oferecer essa solução como método de pagamento, que somente será concedida mediante análise e comprovação de alguns requisitos obrigatórios:
- Integralizar e manter o capital social mínimo de 1 milhão de reais;
- Conhecer os riscos envolvidos na prestação desse serviço;
- Possuir os recursos usados na aquisição, expansão, participação e integralização com origem lícita;
- Comprovar sustentabilidade mercadológica, operacional e financeira;
- Realizar capacitação técnica de seus administradores e colaboradores;
- Zelar pela reputação dos integrantes e dos membros da direção e da administração da instituição de pagamento.
Por se tratar de atividade regulamentada pelo Banco Central do Brasil, conforme consta no art. 2º do Anexo III à Circular nº 3.885, há também a exigência de requisitos específicos que precisam ser apresentados para que a instituição de pagamento seja autorizada a atuar e operar de forma correta com o ITP.
A U4C é uma instituição de pagamento autorizada pelo Banco Central
Além da expertise, das soluções e de toda a tecnologia financeira oferecida, a U4C é uma Instituição de Pagamento autorizada e supervisionada pelo Banco Central do Brasil, que atende os mais rigorosos requisitos e exigências de compliance, segurança cibernética e risco operacional.
A U4C possui permissão para operar com o Pix desde o seu lançamento em 2020, sendo uma das primeiras instituições financeiras a ofertar o ITP como método de pagamento para os seus clientes, por meio de soluções e tecnologias inovadoras disponibilizadas em sua plataforma digital.
Portanto, se as demandas do seu empreendimento digital precisam de uma tecnologia financeira eficiente e inovadora, uma conta digital white-label com a sua marca e de recursos do Pix para agregar mais valor e vendas para o seu negócio, utilizando meios de pagamentos inteligentes, a U4C tem a solução certa para sua empresa.